Neste domingo (25), Brasília acordou sob uma densa camada de fumaça vinda de queimadas em outras regiões do país, especialmente no estado de São Paulo. O fenômeno também foi observado em Goiânia e Belo Horizonte. Segundo o Corpo de Bombeiros Militares do Distrito Federal (CBMDF), a fumaça que encobriu marcos como o Congresso Nacional é intensificada pela seca prolongada e pela baixa umidade, que agravam a situação.
A capital enfrenta mais de 120 dias sem chuva, aumentando os riscos de incêndios florestais e problemas respiratórios para a população.
Leia também:
>> Livro destaca vulnerabilidade das comunidades costeiras brasileiras frente às mudanças climáticas
O Instituto Nacional de Meteorologia alerta que a umidade pode cair abaixo de 20% hoje, ampliando os riscos. No sábado, os bombeiros combateram um incêndio de grandes proporções em uma área de preservação, destacando a gravidade da situação. Este ano, entre janeiro e julho, foram registradas 3.368 ocorrências de incêndios florestais no Distrito Federal.
Um leitor do JEP registrou a fumaça no bairro de Águas Claras, em Brasília, causada pelas queimadas em outras regiões. Assista:
Brasília amanhece encoberta por fumaça causada por incêndios florestais
