O Ministério Público do Trabalho (MPT) está promovendo a campanha “Maio Lilás” para incentivar a participação dos trabalhadores em lutas coletivas pela defesa de direitos, com foco especial na contribuição dos jovens nas atividades sindicais.
A iniciativa inclui eventos em São Paulo, lançamento de cartilhas e publicações nas redes sociais. O objetivo é combater a queda da participação dos jovens nos sindicatos, destacando a importância do engajamento e promovendo o diálogo entre a juventude trabalhadora e o movimento sindical.
A campanha faz parte de um projeto estratégico denominado “Sindicalismo e juventude” e homenageia a história de lutas por melhores condições de trabalho.
Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a taxa de filiados em sindicatos com idade entre 16 e 29 anos caiu de 3 milhões para 1,3 milhão entre 2012 e 2022, o que representa queda de 55%.
Sobre o “Maio Lilás” – O “Maio Lilás” promovido pelo MPT acontece desde 2017 e a escolha do mês tem referência com a greve geral puxada pelos trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XIX, muitos dos quais foram mortos ou presos por lutarem por valorização e por melhores condições de trabalho.
Já a cor lilás é uma homenagem às 129 mulheres trabalhadoras, que foram trancadas e queimadas vivas em um incêndio criminoso numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque (EUA), em 8 de março de 1857, por reivindicarem um salário justo e redução da jornada de trabalho. No momento do incêndio, era confeccionado um tecido de cor lilás.
