A produção industrial do Brasil cresceu 0,5% em novembro. O índice acumulado no ano apresenta alta de 0,1%. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta sexta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Duas das quatro grandes categorias econômicas e 13 dos 25 ramos industriais pesquisados tiveram crescimento na produção de outubro para novembro de 2023, mostrando um perfil equilibrado entre taxas positivas e negativas nessa comparação.
Entre as atividades industriais, destaque para indústrias extrativas (3,4%) e produtos alimentícios (2,8%), com a primeira voltando a crescer após registrar variação negativa de 0,4% no mês anterior; e a segunda marcando o quinto mês consecutivo de expansão na produção, período em que acumulou ganho de 6,3%.
Outras contribuições positivas para a indústria vieram de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (0,6%), de bebidas (2,8%), de produtos de minerais não metálicos (2,3%) e de metalurgia (0,8%).
Confira as próximas divulgações do IBGE aqui.
