Lançada nesta terça-feira (4) nas redes sociais, a peça publicitária institucional que comemora os 70 anos da Volkswagen no Brasil homenageia diferentes gerações – de carros e pessoas – que fizeram parte da história da montadora no país.
Usando recursos da tecnologia, a campanha une o encontro da cantora Maria Rita e Elis Regina (falecida há 40 anos), estimulando nostalgia e emoção do público.
A peça é de altíssima produção e utiliza o que há de mais moderno na tecnologia para promover o “encontro emocionante” de duas gerações: a Inteligência Artificial.
A propaganda recebeu inúmeros elogios nas redes sociais. Mas o que os dois minutos do vídeo não contam é o terreno por onde os carros da marca circularam. Nem com a ajuda da Inteligência Artificial foi possivel mudar essa trajetória.
Nos 70 anos da montadora no país, a IA não contou que Volkswagen monitorava seus trabalhadores e dirigentes sindicais na década de oitenta. Luiz Inácio Lula da Silva, na época presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, teria sido um dos alvos conforme mostra uma reportagem da Reuters, replicada pelo UOL. Hoje, Lula está em seu terceiro mandato como presidente do Brasil.
Voltando ainda mais ao tempo, uma denúncia de trabalho escravo ocorrido nas décadas de 1970 e 1980 também não foi exibida pela campanha. Segundo matéria publicada no final de março deste ano pelo Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União no Rio Grande do Sul (Sintrajufe/RS), a Volkswagen teria se retirado de negociação com o MPT envolvendo trabalho escravo em fazenda da empresa no Pará.
E mais recentemente, por conta da estagnação do mercado automotivo, a Volkswagen informou que vai parar por um período a produção de veículos nas plantas de São José dos Pinhais (PR), São Bernardo do Campo e Taubaté (SP). O anúncio foi feito mesmo com o incentivo do governo para alavancar as vendas do carro popular, segundo reportagem da Folha de S.Paulo.
Os dados do setor automotivo serão conhecidos na próxima sexta-feira.
Para quem não viu ou quer assistir de novo, veja a seguir o vídeo VW Brasil: 70 anos.
