O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) define nesta quarta-feira (21), em Brasília, a taxa básica de juros da economia, a Selic. A expectativa é que colegiado mantenha o índice atual de 13,75%. ao ano.
O Copom reúne-se a cada 45 dias e esta é a quarta reunião do ano em que membros do Copom, formado pela diretoria do BC, analisam as possibilidades e definem a Selic.
Leia também:
> Boletim Focus: Mercado aumenta projeção do PIB e reduz da inflação para 2023
Para o mercado financeiro, a expectativa é que a taxa básica de juros da economia, a Selic, encerre 2023 em 12,25% ao ano, de acordo com o boletim Focus divulgado nesta segunda pelo BC. Atualmente, a Selic está em 13,75% ao ano. A taxa está nesse nível desde agosto de 2022, e é a maior desde janeiro de 2017, quando também estava nesse patamar.
Mesmo com a queda recente da inflação, a aposta é que o aperto monetário continue, conforme o colegiado do BC. Já o boletim Focus desta segunda trouxe expectativa de recuo para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 5,42% para 5,12%.
Em maio, puxado pela queda nos preços dos combustíveis e de artigos de residência, o IPCA, que mede o índice de inflação oficial, caiu para 0,23%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Taxa Selic
A taxa básica de juros serve de referência para as demais taxas da economia. Ela é o principal instrumento do Banco Central para manter a inflação sob controle.
Com informações da Agência Brasil
